Inicio Busca Novos Assuntos
 
 

Kwe Ceja Undé

Kwe Ceja Undé", foi fundada por escravos como Manoel Ventura, Tixerem, Zé do Brechó e Ludovina Pessoa. Esta casa como é chamada em Cachoeira de São Félix de "Roça de Baixo" - Bahia.

Seus fundadores : Ludovina Pessoa e seu esposo Manoel Ventura, esse africano e ela brasileira eram donos de um grande sítio o qual fizeram o primeiro Axé de Jeje hoje em dia tão respeitados.

Devo ressaltar que Cachoeira de São Felix continua sendo o ponto de referência do Jeje no Brasil. A palavra Kwe da frase "Kwe Ceja Undé" ainda chamada de Pozerren vem de Kípó que significa pantera.

Pozerren Tixarene foi o primeiro Pegigan dessa roça e Ludovina a primeira Gaiacú.      

Essa roça de cima que também é em Cachoeira é Oriunda do Jeje Dahomé, ou seja, uma outra forma de Jeje. Estou falando do Mahin, que era comandada por Sinhá Romana que vinha a ser "Irmã de santo" de Ludovina Pessoa (esta última mais tarde assumiria o cargo de Gaiacú na Kwe de Boa Ventura). Mas, pela ordem temos Manoel Ventura, que seria o fundador, depois viria Sinhá Pararase, Sinhá Balle e atualmente Gamo Loko-se. O Kwe Ceja Undé encontra-se em controvérsia, ou seja, Gamo Loko-se é escolhida por Sinhá Pararase para ser a verdadeira herdeira do trono e Gaiacú Agué-se, que seria Elisa Gonçalves de Souza, vem a ser a dona da terra atualmente. Ela pertence a família Gonçalves, os donos da terra. Assim, temos os fundadores da Kwe Ceja Undé.

No Rio de Janeiro, saindo de Cachoeira de São Félix, Tatá Fomutinho deu obrigação com Maria Angorense, conhecida como Kisinbi Kisinbi.

O Deka tranmissão de segredo

Deká , que na verdade vem do termo idecar, do termo fon iidecar , que quer dizer "transmissão de segredo". Esse ritual é feito quando uma Gaiacú passa os segredos da nação Jeje para futura Gaiacú pois, na nação Jeje não se tem notícias, que possa ter havido "Pai de santo". O cargo de sacerdotisa ou "Mãe de santo" era exclusivamente das mulheres. Só as mulheres poderiam ser Gaiacús.

Voltar

O Candomble
Os Orisas
Os Buzios
Sobre os Ebos
Curiosidades
Umbanda
Esoterismo
Cursos
Contato

Indique o Site


Entre no Forum

Participe de Nosso Forum!!

Criamos um Forum para que possamos discutir pontos e assuntos relativos ao culto africano e dúvidas das pessoas interressadas.

Visitas

Site Meter

Início      News     Forum      Cursos      Contato

Okitalande.com.br © 2005 •