Ekedji
De:: Ile Ase Omorode Bemi Omi
Categoria: Ketu
Nome do forum: Sobre a Nação de Ketu
Descrição:: Assuntos Sobre A Nação de Ketu
URL:: http://www.okitalande.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=146
Data:: 19 Jun 2013 às 15:52 Versão do Software: Web Wiz Forums 8.02 - http://www.okitalande.com.br
Tópico: Ekedji
Enviado por: Carla
Assunto: Ekedji
Data: 17 Out 2008 às 20:20
Gostaria de saber se Ekedji é raspada e catulada,pois tenho duas amigas ekedji sendo que uma foi raspada e catulada e a outra não foi só apresentada , suspensa e confirmada, mas não raspada, são de casas diferentes e outra coisa que vi e gostaria que me orientasse uma ekedji da Oxum pode ser homossexual ou seja essa é assumida como homem até casada com outra mulher, pois o que sei uma ekedji tem que ser bem feminina andar de salto e bem arrumada.
Agradeço desde já.
Tenho uma grande admiração por este forum.
|
Respostas:
Enviado por: alabe sergio
Data: 18 Out 2008 às 17:08
|
primeiramente uma ekedi é escolhida pelo orixa e somente as mulheres podem ser ekedi, sendo assim se uma mulher é omosexual ela continua sendo do sexo feminino consequentemente ela pode ser confirmada como ekedi.ekedi e ogan são confirmados atraves de obrigações específicas e nunca são raspados pois somente se raspam rodantes pessoas que são preparadas para incorporar o orixa. Fora da casa de santo voce pode se vestir da maneira que quiser, mas dentro da casa de orixa voce deve seguir as normas sendo assim uma ekedi deve se vestir como uma mulher.
|
Enviado por: semi
Data: 20 Out 2008 às 09:07
|
Mo Juba Alagbe Sergio.
Acredito que os Ogans e as Ekedis podem sim ser raspadas, não? Haja visto que eles ocupam cargos diferenciados, e não são Elegun, ainda assim tem Ori, e um orixa tutelar. Sabendo que tudo são energias, o ato de raspar, catular, dar-se-á pelo motivo de somar Irê num indivíduo, visto que o orixa mais importante eh o proprio Ori, e somando a essa nossa individualidade, temos um orixa tutelar adquirido pela ancestralidade o qual nos remete a cultuá-lo afim de proteção e axé. Mas afirmo aqui, não frequento nenhuma casa atualmente, e a que frequentei foi por pouco tempo, não tenho muita experiência prática, mas peço caso esteja equivocado, esclarecimento para o tal.
Asé O
------------- Òrúnmìlá Èsù ati gbèé o ire o!
|
Enviado por: alabe sergio
Data: 20 Out 2008 às 18:09
|
Mojuba semi
ogans e ekedis não são raspados,ogan e ekedi já nasce com esses cargos mas somente são confirmados após serem escolhidos(suspenssos) por um orixa que os escolhem.O nome da obrigação é confirmação pois os mesmos já nascem com estas funções.è uma obrigação tão importante quanto uma feitura, sendo que na feitura a raspagem tem um significado específico, é o renascer para o orixá, ali começa uma nova fase na vida do yaô.mesmo antes da confirmação de um ogãm ou uma ekedi terem sido suspenssos por um orixa, elas já são respeitadas pelos filhos de santo do axé.
|
Enviado por: Paulo D'oxumare
Data: 20 Out 2008 às 19:07
|
Olá...
EXatamente por cada individuo ter um ORÍ, é que entre outras coisas... Ogán e Ekeji não são raspados e sim CONFIRMADOS... desconheço tal afirmativa de que tais cargos podem ser raspados ou não salvaguarda os Agola que pelo meu conhecimento TODOS PASSAM PELA NAVALHA !!!indepedente do cargo... e ademais OS KETO E OS JEJE TEM UMA CERIMONIA DA QUAL FICA SABENDO SE VAI VIRAR OU NÃO DA[I A CERTEZA DA CONFIRMAÇÃO.
|
Enviado por: semi
Data: 20 Out 2008 às 21:57
Mo Juba Alagbe SErgio, Mo Juba Paulo D`Oxumare,
Muito obrigado pelo esclarecimento! Entendi o que vcs disseram, é que sempre ouvi dizer em saída de Ogan e tal, saide de Ekedi. Agora sim, sei que não foram raspados, e sim confirmados!
Muito obrigado, novamente!
Asé O Ire O
------------- Òrúnmìlá Èsù ati gbèé o ire o!
|
Enviado por: wesleyss
Data: 08 Dez 2008 às 05:41
|
Mo juba a todos
Olha geralmente na nação de ketu ogans e ekedi realmente ñ são raspados são apenas confiramdos, faz somente as "moedinhas" no ori. Porem algumas casas adota outros procedimentos que é raspar tanto os ogans como as ekdis, esse deve ter sido o caso da sua colegas, e o motivo pelo qual eles raspam é pq ocorria de os ogans e ekedis virarem de pois de algum tempo, ñ sei se é por falta de fundamentos ou por ñ apurarem direito..., em fim quando isso ocorre os ogans e ekedis que só foram confimados, tem que realizar o ritual de raspagem e sairem com mucam como yaô ñ importa se tem 5 ou 4 anos.Para evitar a perda dessa idade dentro do asè, alguns zeladores prefrerem raspar para evitar que a pessoa perca suas idades e ñ voltem do zero. Muitos pais de santos vem adotando esse tipo de procedimentos hoje em dia.
------------- wss
|
Enviado por: Dangaflu
Data: 02 Abr 2009 às 18:38
Sou Ekedi, muito bem raspada, adoxada e catulada dentro do Ketu pelo Orixá Omulu (Xapanã). Sou uma ekedi de fundamento, onde meu cargo me dá o poder de fazer assentamentos, entre outras fundamentos dentro da casa de santo, (não posso fazer o santo de ninguém) mas sou o braço direito do zaleador.
------------- Deviller
|
Enviado por: wesleyss
Data: 03 Abr 2009 às 04:38
Motumbá. Isso é bom Ekedi, eu sou ogã e tb raspado catulado e adoxado pelo orixa ogun, e tb sou braço direito do meu zelador. Ñ sei a quanto tempo vc foi feita, mas antigamente por voltade uns 10 anos atraz, ñ era realizado esse tipo de ato p/ ogãns e ekedi, e quando eu digo que eles viravam posterior mente e ñ sei se era por falta de fundamento, ñ estou me referindo a nação em si, mas pelo os proprios zeladores que ñ apurava o abiã.
------------- wss
|
Enviado por: Tom Erinlé
Data: 03 Abr 2009 às 10:33
|
O ato de se raspar um ogan ou uma ekedi significa submissão pelo orixá tutelar do mesmo, e os preceitos do qual se passam na feitura é para a purificação para que somente assim aquele orixá possa atribuir a pesssoa o seu axé tão esperado. Sem esquecer que ogans e ekedis não são eleguns mas podem sim passsar pelos mesmos ritos do qual um iyawò passa a decisão de "quem vai virar ou não" fica para Ólòdumarè.
Voçê se sacrificar para os deuses não significa que os mesmos irão pegar a sua cabeça somos impuros demais para exigir o axé dos deuses sem que passamos pelos ritos sagrados.
Ìgbá tí Erinlé.
Asé ire o o o ...
Modupé.
------------- Tom Erínlè!
|
|