![]() |
Tópicos recentes Lista de membros Calendário Procurar |
| |
| Sobre a Nação de Ketu | |
| |
|
| << Anterior Página de 2 |
| Autor | Mensagem |
|
Tom Erinlé
Membro Ouro
Registrado: 27 Nov 2008 Status Online: Offline Mensagens: 141 |
![]() Enviado: 15 Jun 2010 às 09:05 |
|
Asè o Bàbá Guido,
Otìn mesmo sendo uma iyagba, quando trata-se então de animais de caça esses são ofertados apenas os machos? Pode-se então considerar este mesmo método a outras divindades iyagba mas que também detêm a arte da caça? Gostaria de saber também se esta magnífica òrìsà tem algum tabú (ewò) quanto à sua iniciação e consagração.
Aguardo anciosamente.
Erìnlé ire gbogbo.
|
|
|
Tom Erìnlé!
|
|
IP gravado |
|
|
Baba Guido
Membro Ouro
Registrado: 07 Jul 2007 Status Online: Offline Mensagens: 416 |
![]() Enviado: 16 Jun 2010 às 15:59 |
|
Àse O Tom ! Em resumo, qualquer divindade que receba animais de caça, estes devem ser machos, independente da divindade possuir em sua essência a feminilidade. Tabu quanto a sua iniciação e consagração ? Poderia ser mais especifico ? Abraços |
|
|
Baba Guido Omo Ajagunnà
|
|
IP gravado |
|
|
Tom Erinlé
Membro Ouro
Registrado: 27 Nov 2008 Status Online: Offline Mensagens: 141 |
![]() Enviado: 17 Jun 2010 às 10:40 |
|
Mojúbà Bàbá Guido,
Obrigado pela resposta acima, mas quando me refiro a tabu é se este òrìsà tem alguma restrição ou proibição imposta por ele mesmo ou outra divindade mediante a algum fato. Como por exmplo:
Mel as divindades Odé / Òsóssí (gostaria que o sr. comentasse sobre este).
Epò aos òrìsà funfun.
Etc.....
|
|
|
Tom Erìnlé!
|
|
IP gravado |
|
|
juniorf
Membro Bronze
Registrado: 05 Jul 2010 Localização: Brazil Status Online: Offline Mensagens: 2 |
![]() Enviado: 05 Jul 2010 às 23:36 |
|
Olá, sou Júnior, e gostaria de tirar dúvidas que estão acabando comigo.
Sou filho de Iyagbá Otin, depois de muitas confirmações, mesmo sem ser do axé, sem nenhum conhecimento, sem saber de quem se trata esse Orixá, já tinha sonhos, e outros tipos de confirmações. Em vários lugares já foi confirmado para Otin, até grandes terreiros do Rio de Janeiro e São Paulo. Só não sou iniciado porque o terreiro mais próximo que faz a inciação deste orixá fica em outro estado. Gostaria de saber se realmente isto pode acontecer, e também saber em relação a marcas, se homens podem ter Otin em seu ori. E se seria melhor tratar o orixá como Iyagbá ou como um Odé, sendo que, antes de eu fazer confirmação deste orixá, eu a conheci atraves desses meios, como sonhos e etc, como Odé Otin (caçadora Otin). Aguardo a resposta, obrigado Paz e luz. |
|
|
junior f
|
|
IP gravado |
|
|
semi
Membro Ouro
Registrado: 25 Jul 2008 Localização: Brazil Status Online: Offline Mensagens: 103 |
![]() Enviado: 16 Jul 2010 às 11:55 |
|
Mo Juba agba!
Mo Juba gbogbo!
Àse O Forum!
Bom, acho q posso contribuir um pouco aqui!
Tom, a restrição do Mel se dá a todos os Ode [caçadores], e isto se dá porque o Mel é alimento único e exclusivo de Iya Apaoka, a jaqueira, divindade antiga, de quando o Ile Aiye ainda era composto somente de três grandes arbustos, e, no seio do Arbusto que compreendia Iya Apaoka edificou-se o Keto. Dado isto, é considerado desrespeito um Ode se alimentar de Mel.
Osoosi possui um ewo especifico, alem deste, com o mel. É explicado se nao me engano no Odu Okanran-Ose, corrijam-me, por favor. Quando Osun se lambuzou de mel e cobriu de folhas para seduzir Osoosi, que só enamoraria uma moça das matas, e não do rio. Fruto desse amor, Logun.
E Junior, não há mal algum em ser abençoado por Otin, pelo contrário. Lembre-se que, na África, os orisas eram cultuados regionalmente, não pelo sire, ou seja, se vc habitasse uma região pelos arredores de Ijexa, fatalmente vc seria guiado por Logun. O mesmo vale para Keto, Osoosi. Rio Osun, a própria, e assim vai.
Espero ter contribuido! ;)
Baba mi Esu awuree!
Ire O
|
|
|
Òrúnmìlá Èsù ati gbèé o ire o!
|
|
IP gravado |
|
|
juniorf
Membro Bronze
Registrado: 05 Jul 2010 Localização: Brazil Status Online: Offline Mensagens: 2 |
![]() Enviado: 31 Jul 2010 às 02:02 |
|
Então, não há problemas em ser filho de Odé Otin?
Então, se eu confirmar novamente, Otin responderia numa peneira, mesmo que o olhador não cultuasse a mesma? Isso esta muito confuso. Obrigado, paz e luz. |
|
|
junior f
|
|
IP gravado |
|
| << Anterior Página de 2 |
|
||
Ir para |
Voce não pode enviar novos tópicos neste forum Voce não pode responder os tópicos neste forum Voce não pode deletar suas mensagens neste forum Voce não pode editar suas mensagens neste forum Voce não pode criar enquetes nesse forum Voce não pode votar enquetes nesse forum |
|